O que é a ASHI?

A ASHI é um Instituto Americano de Segurança e Saúde, The American Safety & Health Institute e funciona como uma associação de educadores em saúde e segurança com sede em Eugene-OR que fornece certificação em RCP, primeiros socorros e outros programas.

O início:

A Medic First Aid é uma agência americana de programas de treinamento para emergências e primeiro atendimento básico voltado para leigos treinados sendo 6 cursos propostos a instrutores inexperientes onde necessitam seguir um padrão de treinamento sem alterar me nada sua metodologia para alcançar seus objetivos e iniciou suas atividades em Eugene-Oregon em 1976.

A fim de atender uma demanda para os provedores profissionais, ocorreu o surgimento da ASHI outra agência americana inicialmente em Tampa na Flórida, surgida em 1996 com 17 programas de treinamento, atendendo tanto aos profissionais quanto aos leigos treinados.

Vislumbrando uma parceria duradoura e comprometida com qualidade e credibilidade da história das outras agências, foi lançado em 2007 o Instituto de Saúde e Segurança dos EUA conhecido como HSI https://www.hsi.com/ que hoje é a maior organização de cuidados e treinamentos em emergências médicas no mundo.

HSI uniu as agências ASHI (The American Safety & Health Institute) e a MFA (Medic First Aid) depois outras agências como 24-7 EMS, 24-7 FIRE, STS e juntas, estas instituições possuem mais de 30 mil centros de treinamento com mais de 500 mil instrutores e já certificaram mais de 25 milhões de socorristas em mais de 185 países.

A ASHI https://emergencycare.hsi.com/ em 2010 já possuía mais de 8.000 centros de treinamento, mais de 65 mil instrutores, e no Brasil em 2015 chegou com 148 centros ativos, 1580 instrutores formados em 22 estados.

O Instituto Americano de Segurança e Saúde é uma associação de educadores em saúde e segurança com sede em Eugene-OR hoje e fornece certificação em RCP, primeiros socorros e outros tópicos básicos para leigos e programas para profissionais. A certificação da ASHI é aceita como válida e equivalente a uma certificação similar dada pela Cruz Vermelha Americana ou pela American Heart Association em RCP e Primeiros Socorros.

Embora algumas pessoas no Brasil possam não ter ouvido falar da ASHI ou do Instituto Americano de Segurança e Saúde, ele está ganhando cada vez mais popularidade não só no Brasil como em todo o mundo porque seus programas são reconhecidos internacionalmente justamente por quê seguem os mesmos padrões ILCOR que a AHA e a Cruz Vermelha Americana.

 Os cursos de RCP e de primeiros socorros da ASHI são baseados nas diretrizes da American Heart Association, que vêm diretamente do ILCOR, assim como todos os outros cursos de treinamento em RCP são baseados nessas diretrizes. Além disso a certificação ASHI é válida por dois anos para a maioria dos cursos e 3 anos para o resgate em locais remotos e selvagens e oferece certificação CPR nos mesmos níveis da AHA e da Cruz Vermelha Americana (ARC).

Sua popularidade cresce porque a ASHI foi criada com base de importância sem seus instrutores, diferente de outras agências que utilizam um programa engessado, a liberdade acadêmica e a personalização dos programas sem feris os standard da agência fazem com que a ASHI hoje no mundo inteiro tenha o melhor curso BLS do mercado mundial porque faz uso do protocolo de 2012 de RCP de alto desempenho publicado em diretriz AHA em 2015 e 2017 mas não utilizado por aqui, e também porque a ASHI é a única agência no mundo que além do treinamento de time de resposta rápida à PCR e RCP de alto desempenho padroniza com 70% de tempo de curso voltado para a prática do estudante, diferente de outras agências que fazem 50/50 ou 70 teoria e 30 prático deixando o aluno sem confiança sem proficiência de agir porque teve pouco tempo de treinar suas habilidades.

Qualquer curso prático que o instrutor fala mais que o aluno pratica ou que passa vídeo na TV com tempo maior que o aluno pratica já está errado e isso foi preconizado pela própria AHA em 1960 quando a AHA inicia o treinamento de RCP para o público em geral e em 1963 após a fundação do comitê de RCP da AHA onde é sancionado a RCP, o programa BLS foi padronizado e preconizado como programa prático em 1966 tanto que em 1972 foi realizado o primeiro treinamento de RCP em massa em Washington-EUA.

Não existe hoje uma agência internacional de cursos de BLS, ACLS,PALS e outros 14 programas de tamanha credibilidade e qualidade dos cursos como a ASHI, porque é uma família, baseada e focada na atualização e na melhora dia a dia dos seus instrutores membros, orgulho de fazer parte dessa família como maior agência certificadora do mundo.

Hoje o sistema de controle de qualidade da ASHI é um dos mais respeitados e importantes dos EUA atendendo inúmeras demandas em todos os países que possuem membros e dando uma resposta em menos de 48h para as maiorias das solicitações enviadas. O portal OTIS mantém os dados de todos os estudantes formados pelo centro que de treinamento enquanto o centro existir, centros abertos em 1999 no Brasil possuem completo sistema de armazenagem e controle dos níveis dos estudantes e a própria agência americana alerta aos alunos sobre a validade de suas credenciais, única hoje no mercado a manter constante apoio a instrutores, alunos, centros e diretores.

Para maiores informações procure um centro mais próximo à sua localidade.

Texto: Juliano de Figueiredo Silvério Alves, Provedor ASHI desde 1997 e Consultor e Formador de Instrutores ASHI desde 1999. Contato: [email protected]


Saiba mais: A História da ASHI no Brasil