Recomendação para dispositivos de feedback em treinamento de RCP

Tema: Ciência da Educação em RCP.
Assunto: Recomendação para dispositivos de feedback em treinamento de RCP.
Por: Enfermeiro Juliano de Figueiredo Silvério Alves.
Fonte: Agências Americanas AHA e HSI.
Data: 30/03/2023

A avaliação precisa das habilidades de RCP é fundamental para ajudar os alunos a melhorar o desempenho. Estudos anteriores demonstram que a avaliação visual por parte do Instrutor sobre da qualidade da RCP é subjetiva e não é confiável nem precisa, tornando difícil para os instrutores fornecer feedback consistentemente significativo durante o treinamento de RCP.

Os dispositivos de feedback abordam esse problema fornecendo feedback objetivo aos alunos e instrutores durante a prática. Os dispositivos de feedback de RCP podem ser agrupados em 2 categorias: dispositivos de feedback corretivo (por exemplo, exibição visual de profundidade e retorno do tórax) e dispositivos de alerta que fornecem um tom auditivo para o provedor seguir (por exemplo, metrônomo).

Estudos que examinaram o uso de dispositivos de feedback de RCP durante o treinamento mostraram melhor desempenho da habilidade de RCP na conclusão do treinamento. O uso de dispositivos de feedback corretivo durante o treinamento resultou em melhor retenção de habilidades.

O benefício do uso de feedback durante o treinamento deve ser equilibrado com o custo de tais dispositivos, bem como o potencial aumento do processamento cognitivo para os alunos durante o treinamento de RCP.

Estudos demonstraram melhora significativa nas habilidades de RCP na conclusão do curso quando dispositivos de feedback foram usados durante o treinamento, alguns estudos usaram socorristas leigos, estagiários juniores ou estudantes de medicina como população de estudo, e outros estudos combinaram feedback em tempo real com outras estratégias educacionais.

É nítido que durante o treinamento de RCP, os alunos que usaram dispositivos que forneceram feedback corretivo melhoraram a taxa de compressão, profundidade, recuo, velocidade e proficiência nas ventilações em comparação com os alunos que realizaram RCP sem o uso de ispositivos de feedback. De acordo com os benefícios acima, as diretrizes da AHA desde 2015 sugerem o uso de um dispositivo de feedback.

Diversos estudos nos EUA e Europa descobriram que um dispositivo de feedback de RCP em tempo real poderia ajudar uma equipe clínica a melhorar a qualidade da RCP.

Referências:
https://cpr.heart.org/en/resuscitation-science/cpr-and-ecc-guidelines/resuscitation-education-science
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8244494/
Para Instrutores HSI no Brasil:
Pág. 20 Item 8 do TCAM (manual administrativo) 2023 HSI – Health & Safety Institute
Pág. 90 Visão Geral, Verificação de Habilidades, TCAM 2023 HSI – Health & Safety Institute
Pág. 91 TCAM 2023 HSI Para garantir a RCP da mais alta qualidade, os manequins devem fornecer feedback sonoro e visual tanto para o instrutor quanto para o participante sobre a frequência e a profundidade das compressões torácicas durante o treinamento de RCP.
Em 2015 a AHA recomendava o uso, no entanto, em agosto de 2017, AHA lançou um novo requisito de que todos os cursos de RCP para adultos devem usar um dispositivo de feedback diretivo e instrumentado. Este requisito entrava em vigor oficialmente em 31 de janeiro de 2019. Ref.:
https://witi.com/articles/1245/Improving-CPR-Classes:-AHA-Mandates-the-Use-of-Feedback-Devices/