Primeiros Socorros nas Escolas

Curso de "Primeiros Socorros nas Escolas" com Conteúdo Prático-Teórico

Nova lei torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Curso de primeiros socorros SBV Treinamentos nas escolas

A Câmara de Vereadores de Campinas aprova a “Lei Lucas” (Ref.: Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018), que obriga funcionários e professores de escolas a fazer cursos de primeiros socorros. A lei foi criada em Campinas em homenagem ao menino Lucas Begalli que morreu ao engasgar com um cachorro quente em um passeio escolar em 2017. Ninguém sabia como socorrê-lo. Socorristas que atenderam o caso avaliaram que se houvesse a presença de alguém com conhecimento em primeiros socorros no momento do incidente a morte poderia ter sido evitada. A lei torna obrigatória a realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com os alunos e professores de creches e escolas da rede pública municipal e particulares, instaladas no município de Campinas. Além disso, institui o selo de capacitação “Lucas Begalli Zamora de Souza”, que será concedido aos colégios cujos profissionais realizarem o curso. A família do menino estava presente na sessão. O projeto de lei PL 9468/2018 foi transformado na Lei Ordinária 13722/2018 que obriga creches e escolas a habilitar professores e funcionários com noções básicas de primeiros socorros.

Objetivos

Ensinar os participantes do curso a realizar um atendimento inicial de emergência até que um atendimento especializado profissional chegue, melhorando assim o prognóstico de uma vítima evitando dano, lesão ou morte. Capacitar professores, funcionários e todas as pessoas interessadas e que tenham contato com as crianças, inclusive os pais que queiram participar, em reconhecer emergências ou agravos à saúde que necessitam de um atendimento rápido a fim de evitar danos, lesões, sequelas e morte da vítima. Além do reconhecimento rápido, como pedir por ajuda, como iniciar o pronto atendimento básico de urgência e emergência à uma pessoa e/ou criança que necessita dos primeiros socorros em tempo real e o que fazer, como fazer e o que usar para ajudar alguém necessitado de atendimento rápido.

Coordenador do Curso

Juliano de Figueiredo Silvério Alves, Enfermeiro COREN-MG-508357, Pós Graduado em Urgência/Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar pela FHO Uniararas-SP, SubTenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Instrutor de Primeiros Socorros por várias agências certificadoras nacionais e internacionais, atua no segmento de cursos de primeiros socorros no Brasil desde 1992.

Programa de Primeiros Socorros

Conteúdo de 8 horas/aula em 1 dia com tópicos selecionados de acordo com a necessidade de urgência e emergência no atendimento e personalizado às escolas e seus profissionais:

01 Estatísticas, o que, como e onde acontecem os acidentes infantis;
02 Reconhecendo às emergências que necessitam de auxílio imediato (Clínico e Trauma);
03 Preparando para ajudar e protegendo-se para atender (uso do EPI);
04 Considerações Legais e chamando por ajuda;
05 Avaliação preliminar, Avaliação Primária, Avaliação secundária;
06 Dificuldade respiratória, Falta de ar, Asfixia e mal súbito;
07 Emergências Cardiovasculares (dor, pressão ou desconforto no peito);
08 Estado de Choque e Considerações Emocionais;
09 Suporte Básico de Vida (RCP – Ressuscitação Cardiopulmonar);
10 Desfibrilador Externo Automático;
11 Reconhecendo e Controlando as Hemorragias;
12 Usando um torniquete e um Curativo Hemostático;
13 Amputação, Objetos Empalados
14 Ferimento aberto no tórax e Ferimento aberto no abdômen
15 Ferimento na cabeça, pescoço e nas costas;
16 Inchaço, dor, deformidade nos membros, Feridas e Fraturas;
17 Imobilização de membros com talas moldáveis;
18 Queimaduras e Envenenamento;
19 Emergências causadas pelo calor e pelo frio;
20 Mordidas de Cobra, Picadas de Aranha, Mordidas de Carrapatos e Mordidas de Animais

Solicite já o curso

O programa inclui as aulas práticas e teóricas, certificação anual NACIONAL, certificação internacional e credencial internacional de primeiros socorros conforme recomendações e diretrizes internacionais para os protocolos de primeiros socorros.

E-mail: figueiredodiver@gmail.com
Telefone: (35) 99141-2572