As Dificuldades do Instrutor

A dificuldade do Instrutor de suporte básico de vida em demonstrar uma habilidade e a necessidade do aluno em saber como a técnica é realizada em tempo real – Muitas são as funções do Instrutor de primeiros socorros; dentre elas, desenvolver uma competência de nível básico para ensinar, avaliar e certificar novos alunos; facilitar uma aula do programa proposto; realizar uma demonstração de habilidades; conduzir uma aula prática com um pequeno grupo; realizar um cenário prático; realizar uma avaliação de desempenho; demonstrar “como realmente acontece” sem interrupção ou explicação.

A dificuldade do Instrutor de Suporte Básico de Vida
Treinamento de suporte básico de vida e RCP
A dificuldade do Instrutor de Suporte Básico de Vida
Aula para instrutores de suporte básico de vida

A função de avaliar um Instrutor é do Treinador de Instrutores ou Formador de Instrutores, onde as apresentações das habilidades serão avaliadas a medida em que os candidatos a Instrutor ministram suas aulas. Alguns tópicos seguem uma sequência lógica para essa apresentação de habilidade prática como: Identificação da habilidade; fornecimento verbal do objetivo da habilidade; a motivação da habilidade que seria porque ela é importante nesse segmento; nesse momento, o candidato a instrutor evita ensinar de novo a porção teórica do que ele já ensinou sobre essa respectiva habilidade mantendo dentro do escopo da habilidade, Ex.: Se o candidato a instrutor irá conduzir uma habilidade prática de compressões torácicas ele não deve falar toda teoria novamente sobre esse assunto e sim, somente, conduzir a parte prática da habilidade, o aluno deve sempre praticar mais do que o instrutor fala, uma vez que essa habilidade é prática e não teórica.

Treinamento de suporte básico de vida em tempo real

Seguindo a sequência e após uma rápida introdução da habilidade, o instrutor irá fazer uma demonstração em Tempo Real, é muito importante que isso ocorra na maior naturalidade possível e ao mesmo tempo como uma simulação mais próximo do real seja em execução seja em tempo. O Treinador de instrutor irá verificar se o candidato a instrutor conduziu a habilidade em tempo real, sem falar além do necessário e demonstrando senso de urgência, para que o aluno entenda que tempo é esse.

Após esta sequência, ocorre a Demonstração Passo-a-Passo ou também conhecida como toda-parte-toda, onde devemos, enfatizar os pontos principais da habilidade, relatar uma breve descrição da habilidade, controlar e conduzir a habilidade, organizar os alunos em papéis apropriados, fornecer um cenário para a prática da habilidade, fornecer uma correção construtiva com  reforço positivo, identificar problemas de forma geral e re-enfatizar os pontos principais da habilidade.

A dificuldade do Instrutor de Suporte Básico de Vida
A dificuldade do Instrutor de Suporte Básico de Vida

COMO FUNCIONA A DEMONSTRAÇÃO

TODA-PARTE-TODA

Os candidatos a instrutor, dentro de uma capacitação de instrutores, virão um por vez na frente dos outros candidatos e facilitarão uma Lição Designada do Programa pelo Treinador de Instrutores. Outros candidatos desempenharão o papel de alunos em uma aula simulada e devem agir em conformidade. Após cada apresentação, um breve esclarecimento ocorrerá para fornecer feedback ao candidato apresentador sobre o que foi bom e o que poderia ser melhorado.

A execução das demonstrações específicas das habilidades práticas, ocorrem conforme indicado nos programas dos instrutores; uma demonstração na mesma orientação física (em pé, sentado ou ajoelhado), como seria feito na vida real deve ser executada; demonstrar em um local que dê a todos os alunos um ponto de vista claro e deve-se perguntar ao aluno se ele viu a demonstração, se ele entendeu e se tem alguma pergunta; sempre usamos uma estimulação deliberada através dos passos individuais de uma habilidade para mostrar claramente a cada um; seja capaz de fornecer exemplos precisos das habilidades que estão sendo realizadas; lembre-se, os alunos podem imitar demonstrações de habilidades precárias, por isso o candidato a instrutor deve-se preparar e como funciona:

Toda: Demonstre toda a habilidade do começo ao fim, nomeando brevemente cada ação ou cada passo, porém sem descrição detalhada.

Parte: Demonstre a habilidade novamente, passo a passo, com explicação detalhada.

Toda: Demonstre toda a habilidade novamente – em tempo real sem comentários.

O objetivo é um Treinamento escalonado, começando de um nível básico e finalizando nivelando todo mundo com o mesmo conhecimento em altíssimo nível. O aluno viu 2 apresentações em tempo real como deve ser e uma detalhada sabendo como deve ser a habilidade, porquê deve ser assim e em que tempo deve ser executada.

O Instrutor, mesmo com experiência, tem extrema dificuldade em apresentar uma habilidade prática em tempo real, isso é fato, porque nos seus cursos, ele sempre fala demais, detalha demais e o aluno pratica de menos. Se o módulo trabalhado é prático e as habilidades são práticas, ao menos 80% do tempo total do módulo o aluno deve passar praticando e acontece o contrário, o instrutor fala 80% e o aluno pratica 20%.

É muito importante que o aluno tenha noção do que seja tempo real, nem todo aluno atua em APH ou faz parte de uma equipe voluntária, ou trabalha e atende na área de urgência/emergência, nem sempre ele tem ideia do que seja proceder um atendimento ou um auxílio no tempo prioritário e necessário a isso, e é exatamente isso que todas as agências internacionais não engessadas, preconizam ao instrutor trabalhar.

A dificuldade do Instrutor de Suporte Básico de Vida
A dificuldade do Instrutor de Suporte Básico de Vida

A experiência como instrutor, vem com o passar do tempo e a correta prática dos usos dos protocolos em vigência também. Temos vários alinhamentos, recomendações e orientações a seguir que na maioria de sua aprendizagem sobre ser um Instrutor virá através de aulas de ensino; é importante aplicar e reforçar suas habilidades de instrução no mundo real; suas habilidades de instrução serão perdidas se você não as usar; é essencial manter suas habilidades de instrução; use auto avaliação e práticas contínuas para manter suas habilidades e proficiência de instrução.

Consulte um Treinador de Instrutores de suporte básico de vida e verifique como treinar suas habilidades e práticas de condução de aulas.