Instrutor como Orientador

O Instrutor de suporte básico de vida é um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros provedores de SBV, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva e prevencionista nos seus locais de trabalho e nas suas comunidades.

A Educação deve formar cidadãos críticos capazes de transformar um mercado de exploração em um mercado que valorize uma mercadoria cada vez mais importante: o conhecimento. O Instrutor deve proporcionar aos alunos uma compreensão racional e uma postura mais adequada em relação a sua participação como indivíduo na sociedade em que vive e do ambiente que ocupa, principalmente no tocante à prevenção aos acidentes seja na infância, seja com idosos, seja no ambiente de trabalho e em sua comunidade onde vive com amigos e familiares.

O aluno precisa adquirir habilidades como fazer consultas em livros, entender o que lê, tomar notas, fazer síntese, redigir conclusões, interpretar gráficos e dados, realizar experiências e discutir os resultados obtidos e, ainda, usar instrumentos de medida quando necessário, bem como compreender as relações que existem entre os problemas atuais e o desenvolvimento científico. Isso só será possível, a partir do momento que o Instrutor assumir o seu papel de mediador do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a postura reflexiva e investigativa.

O instrutor de Suporte Básico de Vida como orientador
Instrutor de SBV auxiliando aluno nas compressões
O instrutor de Suporte Básico de Vida como orientador
Instrutor de Suporte Básico de Vida auxiliando aluna na RCP

Adequar a metodologia e os recursos audiovisuais de forma que haja a comunicação com os alunos, é também, uma forma de fazer da aula um momento propício à aprendizagem. É importantíssimo que o Instrutor tenha, também, competência humana, para que possa valorizar e estimular os alunos, a cada momento do processo ensino-aprendizagem.

A motivação é imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo, pois bons resultados de aprendizagem só serão possíveis à medida que o Instrutor proporcionar um ambiente de trabalho que estimule o aluno a criar, comparar, discutir, rever, perguntar e ampliar idéias.

As qualidade do instrutor de Suporte Básico de Vida

Algumas qualidades que o Instrutor de SBV deve ter: Conhecimento do Tema; Facilitador da participação do aluno; Capacidade para servir como modelo devido sua alta proficiência e habilidade no assunto; Capacidade para proporcionar um feedback efetivo; Capacidade para realizar uma avaliação efetiva; Capacidade de organizar e manejar uma aula, um programa, um curso e conteúdo completo e sobretudo Conhecer as mudanças científicas de sua área de ensino se tornando um profissional cada vez mais atualizado e antenado com as novas tecnologias disponíveis.

O instrutor de Suporte Básico de Vida como orientador
Treinamento de compressões torácicas

É muito importante que o Instrutor tome nota de todas estas ações, que não seja mais um imodesto no mercado nem mais um idiota funcional; sua aula será mais eficaz se como Instrutor você conhecer e elaborar corretamente o plano de curso, conhecer a proposta de trabalho, conhecer seus alunos, identificar suas necessidades e realidades e se possível, personalizar seu programa a fim de alcançar os desejos e anseios dos alunos, capacitando-os das melhor forma possível com os objetivos propostos, se valendo de sua liberdade acadêmica e flexibilidade de trabalho e ensino sem nunca fugir dos seu programa padrão e seu manual administrativo com os standards padrão.

O instrutor de Suporte Básico de Vida como orientador
Aula e demonstração em boneco de compressões torácicas

Dicas importantes para o seu curso

  • Os cursos devem fixar metas e propósitos razoáveis para os participantes.
  • Se uma grande quantidade de informações for apresentada em um período curto, o participante não terá a oportunidade de aprender as manobras básicas.
  • O curso tem que estar focado nas necessidades dos alunos.
  • O conteúdo de um curso foi criado a fim de simplificar e esclarecer as informações importantes e principalmente a ajudar os provedores a saber quando agir e o que fazer.
  • O projeto de um curso enfatiza o tempo de prática, como realizar manobras e a simulação de um ambiente próximo do real.
  • E por fim, seja ético e trate todos com respeito.
O instrutor de Suporte Básico de Vida como orientador
O instrutor de Suporte Básico de Vida como orientador
O instrutor de Suporte Básico de Vida como orientador
Material didático da ASHI