Curso LIFEGUARD NAUI

CURSO
LIFEGUARD
NAUI

1.INTRODUÇÃO

Este é um programa americano da agência de Mergulho NAUI https://www.naui.org/ com escritório regional no Brasil http://www.naui.com.br/ e surgiu em 2007 nos EUA e teve início no Brasil em Outubro de 2014 sendo adaptado a realidade brasileira para atender os mergulhadores e os não mergulhadores e qualquer pessoa que queriam atuar como guarda vidas profissional de piscina, rios e lagos ou mar ou pessoas que necessitem do conhecimento devido a função que exercem como líderes, professores e instrutores em diversas áreas seja de cunho militar ou civil.

Todas as atividades dentro ou perto da água envolvem risco potencial de um afogamento fatal; ambientes aquáticos seguros exigem preparação e prática e um trabalho incansável de prevenção a fim de se evitar a submersão e os acidentes em meio líquido. Todos os profissionais que atuam em meios aquáticos devem ser capazes de responder a uma situação de emergência com a capacidade, habilidade e a autoridade para salvar uma vida utilizando os melhores métodos ou combinação de métodos conhecidos na comunidade de resgate; qualquer cidadão pode e deve evitar quando possível e quando seguro, uma morte por afogamento.

O programa LIFEGUARD NAUI trabalha com 3 cargas-horárias sendo:

Mínimo de 60 h/a para formação do guarda vidas de piscina;

Mínimo de 90 h/a para formação do guarda vidas de rios e lagos;

Mínimo de 110 h/a para formação do guarda vidas de mar.

Todos os programas possuem treinamento em Primeiros Socorros (emergências clínicas e traumáticas) e treinamento em administração de O2 e uso do DEA.

2.VISÃO GERAL DO CURSO

Este é um curso livre, reconhecido nos EUA pela NAUI Mundial e aqui no Brasil pela NAUI Mercosul sendo ministrado em qualquer local do País por um instrutor NAUI com status ativo. Após a conclusão o participante é considerado competente para atuar na prevenção aquática conforme treinamento recebido, bem como, identificar o risco de afogamento, realizar resgates, missões de guarda vidas e principalmente implementar a prevenção. O curso é projetado para atender a uma ampla variedade de ambientes aquáticos, seja piscina, rios e lagos e mar. O nome guarda vidas se deve a função de guardar a vida através da prevenção e ainda saber efetuar os procedimentos de salvamento e não tão somente saber salvar já que a prevenção evita cerca de 90% dos afogamentos. Os cursos possuem VALIDADE de 2 anos.

4.PRÉ-REQUISITOS AO CANDIDATO

Maior de 18 anos com Ensino Médio Completo. Apresentar atestado médico no dia do curso de apto para atividades aquáticas; se o candidato possuir o curso de primeiros socorros, suporte básico de vida com uso do desfibrilador externo automático e curso de provedor de oxigênio por agência reconhecida em reciprocidade pela NAUI as horas/aulas poderão ser abatidas na carga-horária total da formação em no máximo 20h/a; saber nadar o estilo de nado peito e craw “corretamente”; possuir condicionamento físico adequado que lhe proporcione executar as atividades aquáticas por no mínimo 4h consecutivas; para o curso de guarda vidas de piscina deverá estar munido de sunga e óculos de natação porém para os cursos de rios e lagos e mar obrigatoriamente deverá levar par de nadadeiras para a prática de salvamento sendo orientado pelo instrutor responsável sobre a mais adequada. Demais orientações serão repassadas mediante inscrição ao curso. Para o curso de guarda vidas de rios e lagos e mar, o participante deverá possuir o de guarda vidas de piscina como pré-requisito obrigatório.

5.CARGA-HORÁRIA (mínima para cada programa)

60 h/a para formação do guarda vidas de piscina (Pool LifeGuard)

90 h/a para formação do guarda vidas de rios e lagos (LifeGuard of Rivers and Lakes)

110 h/a para formação do guarda vidas de praia (Beach LifeGuard)

Poderá junto aos certificados NAUI solicitar certificados SOBRASA (sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) e também certificados da  ILS (International Life Saiving Federation).

Obs.: As credenciais NAUI são emitidas com selo ouro SOBRASA de reconhecimento.

6.HABILIDADES DE NATAÇÃO PARA O CANDIDATO

COMUM A TODOS OS CURSOS:

– 400 metros em 12 minutos de natação (Craw/Peito ou ambos) sem equipamentos;

– 50m nado de aproximação no estilo Crawl com a cabeça fora da água;

– 50m nado peito normal;

– 25 metros em apneia (submerso) sem equipamentos;

– Recuperar objeto de 04 Kg em 2m de profundidade;

– Flutuar por 05 minutos sem usar as mãos;

Obs.: Será cobrado em teste antes do início do curso ou na primeira aula prática.

 

7.ÍNDICE DE APROVEITAMENTO

Concluir o programa (teórico-prático) com mínimo de 70% de aproveitamento no somatório dos exames mostrando habilidade e proficiência adequada à atividade.

 

8.CONTEÚDO DO CURSO (COMUM A TODOS OS CURSOS)

 

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PROGRAMA

Introdução ao Programa NAUI LIFEGUARD

Objetivos e importância do curso

Regras e Padrões (Standards)

Referências Bibliográficas (nacionais e internacionais)

 

UNIDADE 2 – INTRODUÇÃO AO SALVAMENTO AQUÁTICO

Breve histórico da Reanimação Cardiopulmonar e do Salvamento Aquático

Formação do Guarda Vidas e Legislações hoje no Brasil

 

UNIDADE 3 – AFOGAMENTO

Estatística Mundial e no Brasil – Boletim SOBRASA 2020

Definição, Fisiopatologia, Tipos de acidentes e Classificação do Afogamento

 

UNIDADE 4 – EQUIPAMENTOS DE SALVAMENTO AQUÁTICO

Material de alcance ao afogado

Material de contato com o afogado

Material de apoio ao salvamento e para ressuscitação

 

UNIDADE 5 – TÉCNICA DE SALVAMENTO (pode ser complementado conforme ambiente)

Prevenção de afogamento e observações de um potencial afogado

Entrada, aproximação e abordagem

Salvamento em piscina e parques aquáticos

Salvamento em lagoas e represas

Salvamento em rios e corredeiras

Salvamento com e através de embarcações

Trauma Raquimedular (TRM) e Transporte do afogado

Restrição de Movimento da Coluna Vertebral

 

UNIDADE 6 – REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

Definição e reconhecimento das emergências cardiovasculares

Quando iniciar e quando parar a RCP no afogado

Porque usar O2 no tratamento de afogados

RCP com DEA e O2 e Posição lateral de segurança

 

UNIDADE 7 – PRÁTICA DE RCP E PRIMEIROS SOCORROS

Abordagem inicial e uso de EPI (trauma, clínico e afogado)

RCP com DEA e O2, no adulto, criança e bebê, com GV sozinho, dupla e time

Posição lateral de segurança para o afogamento

Controle de Hemorragias – revisão e uso de equipamentos

Mostra de Equipamentos de Resgate e de Serviço de Guarda Vidas

 

UNIDADE 8 – PRÁTICA DE SALVAMENTO AQUÁTICO

Prática na piscina (obrigatória em todos os cursos)

As práticas e provas em rios e lagos ou mar serão efetuadas de acordo com os programas e técnicas de salvamento em concordância com as exigências previstas pela NAUI.

 

Obs.: O Instrutor, respeitando os protocolos internacionais e as legislações regionais (estados) poderá complementar o programa conforme necessidade dos participantes para o local onde irá atuar, Ex.: Parques Aquáticos, uso de Botes, uso de Barcos, uso de Jetski, trabalho em Parques Flutuantes e outros. Dessa forma os interessados poderão relatar suas necessidades.

 

Qualquer dúvida ou questionamento sobre os programas de LIFEGUARD entre em contato pelo e-mail figueiredodiver@gmail.com ou pelo WhatsApp 35 9 9141 2572 com Juliano Alves.

 

Todo Curso LIFEGUARD inclui kit do aluno contendo pasta zipada, caneta, adesivo, apostila, 2 certificados (1 nacional e 1 internacional) e uma credencial em PVC. A credencial vem com um número de registro na NAUI e um número de registro na SOBRASA. Fique atento aos pré-requisitos aos participantes dos diversos cursos oferecidos.

Obs.: Durante o curso haverá um workshop de prevenção aquática para o aprendizado sobre as ações e ferramentas da prevenção e análise de riscos aquático em ambientes. Haverá provas de reboque com e sem equipamentos e o candidato deverá ser capaz de correr 25m, nadar 25m com a cabeça fora d’água, rebocar peito cruzado 25m, retirar a vítima da água, fazer 5 ventilações de resgate em vítima de afogamento, posicionar o DEA corretamente, fazer 30 compressões por 2 ventilações por 2 vezes concluindo todas essas atividades em tempo menor de 5 minutos.

www.suportebasicodevida.com.br