Curso LIFEGUARD NAUI

CURSO LIFEGUARD NAUI

1.INTRODUÇÃO

Este é um programa americano da agência de Mergulho NAUI https://www.naui.org/ com escritório regional no Brasil http://www.naui.com.br/ e surgiu em 2007 nos EUA e teve início no Brasil em outubro de 2014 sendo adaptado a realidade brasileira para atender os mergulhadores e os não mergulhadores que queriam atuar como guarda vidas ou necessitem do conhecimento devido a função que exercem como instrutores de mergulho e poderá ser ministrado em todo País por qualquer instrutor NAUI com status ativo desde que autorizado a ministrar esse programa.

Todas as atividades dentro ou perto da água envolvem risco potencial; ambientes aquáticos seguros exigem preparação e prática. Todos os profissionais de meios aquáticos devem ser capazes de responder a uma situação de emergência com a capacidade, habilidade e a autoridade para salvar uma vida utilizando os melhores métodos ou combinação de métodos conhecidos na comunidade de resgate.

O programa LIFEGUARD NAUI trabalha com 3 cargas-horárias sendo:

52 h/a para formação do guarda vidas de piscina

90 h/a para formação do guarda vidas de rios e lagos

110 h/a para formação do guarda vidas de praia (esse específico somente a mergulhadores que possuem o curso de Rescue Diver) e a formação descrita é contida no certificado nacional emitido pela NAUI sendo que no certificado internacional segue o padrão da agência americana.

2.VISÃO GERAL DO CURSO

Este é um curso livre, reconhecido nos EUA pela NAUI Mundial e aqui no Brasil pela NAUI Mercosul sendo ministrado em qualquer local do País desde que o instrutor seja ativo NAUI e autorizado a ministrar esse programa. Após a conclusão se apto o participante é considerado competente para atuar na prevenção aquática, identificar o risco aquático, realizar resgates aquáticos e de salvamento aquático para os quais foi treinado, seja ele mergulhador ou não, realizar missões de guarda vidas e de prevenção a afogamentos para os locais os quais tenha sido treinado, qualificado e certificado. O curso é projetado para atender a uma ampla variedade de ambientes aquáticos, seja piscina, rios e lagos e mar (sendo esse último obrigatoriamente voltado a mergulhadores com curso Rescue Diver). O nome guarda vidas se deve a função de guardar a vida através da prevenção e ainda saber efetuar os procedimentos de salvamento e não tão somente saber salvar já que a prevenção evita cerca de 85% dos afogamentos. Os cursos possuem VALIDADE de 2 anos.

4.PRÉ-REQUISITOS AO CANDIDATO

Apresentar atestado médico no dia do curso de apto para atividades aquáticas; se o candidato possuir o curso de primeiros socorros, suporte básico de vida com uso do desfibrilador externo automático e curso de provedor de oxigênio por agência reconhecida em reciprocidade pela NAUI as horas/aulas poderão ser abatidas na carga-horária total da formação em no máximo 20 h/a; deverá saber nadar o estilo de nado peito e craw corretamente; possuir condicionamento físico adequado que lhe proporcione executar as atividades aquáticas corretamente; para o curso de guarda vidas de piscina deverá estar munido de sunga e óculos de natação porém para os cursos de rios e lagos e praia obrigatoriamente deverá levar par de nadadeiras para a prática de salvamento sendo orientado pelo instrutor responsável sobre a mais adequada. Demais orientações serão repassadas mediante inscrição ao curso. Para o curso de guarda vidas de rios e lagos e praia, o participante deverá possuir o de guarda vidas de piscina como pré-requisito obrigatório.

5.CARGA-HORÁRIA

52 h/a para formação do guarda vidas de piscina (Pool LifeGuard)

90 h/a para formação do guarda vidas de rios e lagos (LifeGuard of Rivers and Lakes)

110 h/a para formação do guarda vidas de praia (Beach LifeGuard)

A formação de guarda vidas de praia se refere ao mergulhador possuidor do curso de rescue diver NAUI ou de outra agência reconhecida que será treinado em atuar tanto em praia como em atividades embarcadas a fim de efetuar não só a prevenção como o socorro e o tratamento aos afogados).

Para participar dos cursos de guarda vidas de rios e lagos e guarda vidas de praia o participante deverá obrigatoriamente possuir o curso de guarda vidas de piscina.

Os cursos possuem VALIDADE de 2 anos.

6.HABILIDADES DE NATAÇÃO PARA O CANDIDATO

COMUM A TODOS OS CURSOS:

– 400 metros em 18 minutos de natação qualquer estilo e sem equipamentos

– 50m nado de aproximação no estilo Crawl com a cabeça fora da água

– 50m nado peito normal

– 20 metros em apnéia (submerso)

– Recuperar objeto de 04 Kg em 2m (mínimo)

– Flutuar por 05 minutos sem usar as mãos

Poderá ser executada durante os cursos de formação e em qualquer ambiente conforme objetivo do curso.

7.ÍNDICE DE APROVEITAMENTO

Concluir o programa com mínimo de 70% de aproveitamento no somatório dos exames teóricos e práticos mostrando habilidade e proficiência adequada a atividade.

8.CONTEÚDO DO CURSO (COMUM A TODOS OS CURSOS)

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PROGRAMA

Introdução ao Programa NAUI LIFEGUARD

Objetivos e importância do curso

Regras e Padrões

Referências bibliográficas

UNIDADE 2 – INTRODUÇÃO AO SALVAMENTO AQUÁTICO

Breve histórico da Ressuscitação e do Salvamento Aquático

Formação do Guarda Vidas e Legislação

UNIDADE 3 – AFOGAMENTO

Estatística Mundial e no Brasil

Definição, Fisiopatologia, Tipos de acidentes e Classificação do afogamento

UNIDADE 4 – EQUIPAMENTOS DE SALVAMENTO AQUÁTICO

Material de alcance ao afogado

Material de contato com o afogado

Material de apoio ao salvamento e para ressuscitação

UNIDADE 5 – TÉCNICA DE SALVAMENTO

Prevenção de afogamento

Observações de um potencial afogado

Entrada, aproximação e abordagem

Salvamento em piscina e parques aquáticos

Salvamento em lagoas e represas

Salvamento em rios e corredeiras

Salvamento com embarcações

Traumatismo raqui-medular (TRM) e Transporte do afogado

UNIDADE 6 – RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Definição e reconhecimento

Quando iniciar e quando parar a RCP no afogado

Porque usar O2 no tratamento de afogados

RCP com DEA e O2 e Posição lateral de segurança

UNIDADE 7 – PRÁTICA DE RCP

Abordagem inicial e uso de EPIs

RCP com DEA e O2, no adulto, criança e bebê, com GV sozinho, em dupla e em trio

Posição lateral de segurança

UNIDADE 8 – PRÁTICA DE SALVAMENTO AQUÁTICO

Prática na piscina, rios e lagos ou praias de técnicas de salvamento de acordo com as exigências previstas pela agência NAUI que emite a certificação.

Qualquer dúvida ou questionamento sobre os programas de LIFEGUARD NAUI entre em contato pelo e-mail figueiredodiver@gmail.com com Juliano de Figueiredo Silvério Alves, instrutor NAUI # 33834.

Todo Curso LIFEGUARD NAUI inclui kit contendo pasta, caneta, adesivo, apostila, 2 certificados e uma credencial. Fique atento aos pré-requisitos aos participantes dos diversos cursos oferecidos.